Implicações Márcio Trindade Pastorais Pastoreio Márcio Trindade

Minhas Implicações Pastorais – 01. O Que Armínio e Calvino Não Resolveram

Quero começar essa série com um assunto partidário dentro das igrejas. Digo partidário porque divide líderes e liderados, pastores e pastores, pastores e ovelhas. Que é a questão do Calvinismo e Arminianismo.

Mas, não pense você que irei defender um ou outro aqui. Já faz muito tempo que acompanho essas discussões em diversos meios. Inclusive, debates ferrenhos entre pastores. Participei também de várias conferências que tinham (e ainda tem) como ponto de partida esses temas…

E, digo, estes “debates” (prefiro chamar de embates) sobre tais assuntos tem causado mais divisão entre as pessoas do que união. E, às vezes os embates acontecem entre igrejas e pastores da mesma denominação, quando não, no seio das próprias igrejas.

Quais são esses assuntos? Eis alguns:

Jesus morreu pelos eleitos? Ou, por todos? Sua graça é irresistível ou resistível? O homem possuí livre-arbítrio? Sim ou não? Existe algo inerente bom no homem? Ou, todos são totalmente depravados? 

Pois bem, sei que toda essa discussão para o dia a dia da igreja e para a vida de pastoreio “tudo é vaidade”. Digo isso, não porque os assuntos não sejam importantes na Teologia, mas, porque para o dia a dia não acrescentam muita coisa, ou até mesmo nada na vida dos “irmãozinhos” que estão procurando ouvir a simplicidade da Palavra de Deus e como a mesma pode lhes ajudar no dia a dia em vez de complicar. Aliás, poucos sabem quem é Calvino e Armínio, poucos sabem o que eles ensinaram… e… 

Insira Seu Email e Receba Grátis Todas as Atualizações Deste Site!

100% livre de spam.

Sinceramente, tem gente querendo resolver o que nem Armínio e nem Calvino resolveram. A discussão é eterna até acho que mesmo na eternidade Deus não nos revelará tudo.

Diante disso, não estou dizendo que sou contra o estudo de tais assuntos, só penso que, tem pouca aplicação e edificação para o pastoreio e para o dia a dia da Igreja.  Essa é a minha opinião… 

Assim, a implicação para minha vida é: as coisas reveladas pertecem a mim, e as encobertas ao nosso Deus. Viverei me aprofundando naquilo que posso entender e trazer transformação para a minha vida e para a vida do povo que Deus me confiou.

Nas guarras do Leão! 
Pr. Márcio Trindade. 

Sobre o autor | Website

Márcio Trindade é Pastor Batista e Professor. Casado, pai de três filhos. Bacharel, Pós-Graduado e Mestre em Teologia com ênfase em Exposição Bíblica.

Insira Seu Email e Receba Grátis Todas as Atualizações Deste Site!

100% livre de spam.