Epístola a Tito Exegese Márcio Trindade Márcio Trindade

Epístola a Tito: Exegese Verso 1:7 – As Qualificações do Pastor

V.7 – Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;

Porque é indispensável – A frase é um verbo inconjugável de muita importância e exclui meio termo, é absoluto, indicando algo de extrema necessidade. Que o Bispo – esta palavra é sinônimo de presbítero ou pastor, indicando assim as suas funções. Aquele que é colocado sobre alguém com poder e autoridade especialmente no terreno espiritual. Considerando a palavra “presbíteros”– Quando assim é dito (V.5)  está em destaque os aspectos sociais do líder. Existem os presbíteros de tempo integral (os pastores) e os presbíteros de tempo não integral. Alguns não usam este termo de presbíteros por caprichos de denominações. Pois é um termo bíblico referindo-se a uma mesma pessoa. Irrepreensível –  Vede comentário v.6. Como despenseiro de Deusoikonomo, esta é a palavra para despenseiro, é aquele que administra a casa com padrões dados por um superior. A sua etimologia – a “Lei de uma casa”. A casa de Deus é a Sua igreja, portanto o Bispo deve aplicar na igreja as leis (princípios)de Deus. Não arrogante – Indica aquele que não busca os seus próprios interesses, pois o Bispo deve buscar o interesse geral do rebanho. Não irascível – Irascível indica um tipo de ira constante, que faz parte da vida ,do seu caráter e que está no seu interior. Indica aquele que não vive maltratando ou com o desejo de agredir. Não dado ao vinho – A nova tradução na linguagem de hoje diz: “não deve ser chegado ao vinho” . Entendemos que o Bispo não deve ser partidário ao uso do vinho como bebida forte. Existem casos que o uso do vinho em pequenas doses serve como remédio, mas não é o caso aqui. O Bispo deve se abster do vinho assim como desaprovar o seu uso. A partícula de negação (me) é partícula de negação qualificada e expressa uma negação absoluta. Nem violento – Aqui está se referindo as ações, aquele que está pronto para usar a sua força física para agredir alguém. Ainda que se exalte o Bispo não pode ser violento ou espancador. Nem cobiçoso de torpe ganância – Não pode ser um mercenário ou avarento. Ele não deve usar de conversações para conseguir lucros desonestos para si. Hoje no seio evangélico existem aqueles que para mim são os profissionais da Palavra usam da mesma visando ganhar lucros para si, este tipo de pessoa está indo contra os princípios bíblicos.

Insira Seu Email e Receba Grátis Todas as Atualizações Deste Site!

100% livre de spam.

Antes –  alla é uma conjunção enfática adversativa, que sig. pelo contrário. Paulo aqui muda o assunto de um extremo ao outro, do negativo para o positivo, dizendo: Pelo contrario é necessário que ele seja. Hospitaleiro – Deve tratar bem, receber em casa, amar o forasteiro e isto principalmente os da família da fé, sem esperar receber algo em troca. Amigo do bem – Trás a idéia de amar o que é bom. Isto envolve ter a vontade de ver o bem-estar do próximo. E aquele que rejeita o mal consequentemente é amigo e ama o bem. Sóbrio – É aquela pessoa que é prudente, temperante, que vive com moderação, tem bom senso, tem domínio próprio, é aquela que disciplina a si mesmo. Justo – Esta palavra vem da palavra retidão ou fidelidade. O Bispo em todo o seu relacionamento e ações deve demonstrar a justiça de Deus para com o próximo, tratando a todos igualmente, ele deve ser fiel e justo. Piedoso – é aquele que tem amor para com as coisas de Deus, está de relações acertadas com Deus tendo assim uma vida santa. Que tenha domínio de si – É aquele que tem a capacidade para dominar-se ou disciplinar-se em toda a sua vida. Está capacidade dá ao Bispo a força para não deixar-se dominar pelas ofertas que o mundo oferece, onde muitos deles tem adulterado e trocado o ministério do Senhor por serviços seculares visando apenas boas condições financeiras. 

Cadastre-se no site para receber a sequência desta exegese!

Pr. Márcio Trindade

Sobre o autor | Website

Márcio Trindade é Pastor Batista e Professor. Casado, pai de três filhos. Bacharel, Pós-Graduado e Mestre em Teologia com ênfase em Exposição Bíblica.

Insira Seu Email e Receba Grátis Todas as Atualizações Deste Site!

100% livre de spam.