Epístola a Tito Exegese Márcio Trindade Márcio Trindade

Epístola a Tito: Exegese Capítulo 1:5

Introdução – 

              A exegese nos ajudará termos um melhor conhecimento e entendimento do assunto que trata das qualificações do Presbítero e como aplicá-la em nossos dias. Esta epístola foi escrita a Tito que foi um dos queridos cooperadores de Paulo e convertido no ministério do apóstolo. Fazendo parte do Cânon Bíblico esta epístola se encontra no Novo Testamento, que na sua época foi escrito na língua grega que foi escolhida por Deus para nos revelar a Sua vontade, foi escrita na era apostólica entre 63-65 d.C.

             Como já foi dito a exegese nos ajudará a entendermos melhor a epístola e com isto estaremos transpondo algumas barreiras de interpretação, estudaremos algumas palavras no original, não necessariamente todas, mas aquelas que forem necessárias, estarão sendo analisadas.

 Nos versículos de 1-4 Paulo como em outras epístolas se apresenta como servo – ( dúlos ) de Deus mas apóstolo – de  Jesus Cristo; vejo aqui o servo de Deus e o apóstolo de Deus – Paulo foi um apóstolo diferenciado, aqui mais uma vez ele defende o seu apostolado – ainda vejo uma doutrina teológica defendida e apresentada pelo apóstolo. E logo depois ele entra dando a Tito os seus deveres e as qualificações daqueles que ele Tito deveria estabelecer como Presbíteros.

V.5 – Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi

Por esta razão – Paulo aqui dá ênfase, ou mostra o motivo ou qual a finalidade de Tito esta ali. Te deixei (apelipón –indica uma coisa feita de uma vez) – Esta sentença nos traz a idéia de que Tito foi separado para uma missão especial ou para um devido fim. Creta – uma das maiores ilhas e mais importantes ilhas do Mediterrâneo, com aproximadamente 240 km de comp. e com uma largura que vária de 9 a 56 Km. Os cretenses são os seus habitantes, eram mentirosos tinham isto como hábito, eram terríveis e maldosos e famosos por sua glutonaria , em meio a isto tudo se encontrava o servo do Senhor Tito com o propósito de realizar o seu ministério. Para que pusesses em ordem – Como uma pessoa ordenada Tito tinha esta incumbência de colocar em ordem, colocar no prumo, isto visando à organização da igreja e sua permanência e também firmar em princípios doutrinários, colocar em ordem as coisas que estavam faltando visando este aspecto da vida da igreja. E em cada cidade constituístes (estabelecer) presbíteros – Tito precisava não só colocar em ordem, mas estabelecer presbíteros, e isto nos traz o sentido de formação, colocar alguma coisa sobre outra com firmeza. Conforme te prescrevi (mandei) – Algo que já via sido ordenado. Temos que ter em mente que para alguém ser constituído por presbítero de uma igreja deve preencher alguns requisitos “dados por Deus” homem algum tem este direito, estes requisitos estão alistados a partir do verso 6. 

Para recebendo a exegese, faça seu cadastro abaixo: 

Insira Seu Email e Receba Grátis Todas as Atualizações Deste Site!

100% livre de spam.

 

Compartilhe essa postagem!

Sobre o autor | Website

Márcio Trindade é Pastor Batista e Professor. Casado, pai de três filhos. Bacharel, Pós-Graduado e Mestre em Teologia com ênfase em Exposição Bíblica.

Insira Seu Email e Receba Grátis Todas as Atualizações Deste Site!

100% livre de spam.